SpendingPulse*, da MasterCard
Advisors, relatório macroeconômico que analisa vendas e serviços do varejo
norte-americano, traz agora um resumo dos resultados referentes a setores
específicos do varejo em dezembro de 2009.
Segmentos de destaque
Setor de Luxo, joias, vestuário, eletroeletrônicos e e-commerce
Joias, especialmente na faixa de preços mais altos, e eletroeletrônicos,
fecharam o mês em alta. O setor de luxo também se recuperou. O de vestuário
especializado ainda está fraco, mas, ainda assim, registrou três meses de
preços maiores em relação ao ano anterior, depois de 12 meses em queda.
"É importante lembrar que esses números são baseados em comparativos com vendas
muito fracas em dezembro de 2008”,
disse McNamara. "Mesmo assim, é positivo constatar que a maioria dos varejistas
conseguiu manter seu desempenho depois de um bom começo na black friday - mais
uma indicação de estabilidade.”
McNamara ainda comenta que o processo de estabilização começou no segundo
trimestre de 2009, quando a queda nas vendas desacelerou, e, embora a economia
não estivesse crescendo, as vendas precisavam parar de cair antes de começar a
registrar crescimento.
As vendas de eletroeletrônicos aumentaram 7,3% em dezembro, comparadas com o
ano anterior, o quarto ganho mensal consecutivo, com o índice de preços subindo
3,3% sobre dezembro de 2008.
O canal de comércio eletrônico continua em expansão. As vendas cresceram 17,7%
em relação a dezembro de 2008, fazendo desse canal um dos grandes ganhadores
com a migração de consumidores para compras on-line.
O setor de luxo, sem contabilizar as joias, mostrou crescimento anual de 5,5%,
depois de cair 7,3% em novembro. Esse foi o terceiro resultado positivo desde
agosto, com ganhos anuais de 3,4% e 6,5% em setembro e outubro de 2009,
respectivamente.
O setor de joias registrou o quarto mês de crescimento consecutivo comparado
com dezembro de 2008. Nesse segmento, McNamara disse que empresas nas faixas de
preço mais alto e mais baixo estão mostrando força, enquanto na faixa de preços
médios, os varejistas baseados em shopping centers estão enfrentando dificuldades.
A categoria de vestuário especializado teve o segundo mês em queda em dezembro,
com vendas caindo 1,8% comparadas com dezembro de 2008. McNamara lembrou que
esse resultado é mais positivo que a queda de 5,7% de novembro e muito melhor
que o declínio de 8,9% registrado em dezembro de 2008.
*O índice de preço SpendingPulse rastreia o valor médio de compras e pode
sofrer impactos de