IBOPE Inteligência apresenta ferramenta para dimensionar o
mercado de consumo
Pyxis traz informações sobre o consumo de diversas
categorias de produtos em todo o território nacional
O IBOPE Inteligência lança para o mercado o Pyxis 2010, uma
base de dados que apresenta o potencial de consumo por grupos de produtos e por
classes sociais em todos os municípios brasileiros.
A ferramenta traz informações sobre a demanda por diferentes bens de consumo em
todo o país, para que os usuários possam ajustar o seu negócio e minimizar os
riscos. O software também pode auxiliar o empresário a traçar suas metas, uma
vez que calcula a participação de mercado das empresas e permite projetar
quanto é necessário vender para manter esta mesma fatia no ano seguinte.
Resultados
Os dados disponíveis nesta nova onda do Pyxis mostram que as classes A e B
representam 32% da população, mas absorvem, juntas, acima de 55% do consumo do
país, em todos os grupos de produtos, exceto alimentação.
Especificamente a classe A consome três vezes mais do que a sua presença na
população, sendo que os produtos de maior consumo proporcional são malas,
bolsas, cintos e brinquedos. Já a classe B consome o dobro do seu tamanho na
população e, compra em maior volume produtos de beleza, malas, bolsas, cintos,
água mineral, sucos, refrigerantes, brinquedos e bebidas fermentadas.
São Paulo é o Estado onde há maior gasto per capita com alimentação no
domicílio e produtos para casa. Os paranaenses são os que mais gastam com
artigos de limpeza, os cariocas com bebidas e os gaúchos com medicamentos.
Abaixo estão as projeções nacionais do Pyxis para o consumo
domiciliar em alguns setores da economia:
Sobre o IBOPE Inteligência
O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus
clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados
onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas, na elaboração de
estratégias e nos processos de inovação. Para tal, conta com uma equipe
multidisciplinar integrada e com profissionais altamente qualificados no
conhecimento do cidadão e do consumidor.
Fonte Ketchum Estratégia
Assessoria de Imprensa do IBOPE