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04/02/10, 15:17 | |
A agência de publicidade Ponto de Criação e a Integer, maior
empresa de shopper marketing no mundo e pertencente ao Grupo Omnicom, anunciam
o início de uma aliança promissora. Com um contrato de compromisso com duração
inicial de 5 anos, a aliança inédita no segmento cria a Ponto.Integer, unidade
de negócios conjunta para atuação na área de shopper marketing. Conhecida no mercado como a primeira agência da América
Latina a desenvolver uma área própria de shopper marketing, a Ponto de Criação
agora assume a liderança do segmento na região, graças à nova aliança. Conhecido como estudo de mercado do shopper, o consumidor, o
shopper market é uma abordagem científica sobre comportamento das pessoas no
seu momento de decisão de compra. O conceito tem como base a observação
empírica dos consumidores no seu dia-a-dia e, em especial, dentro dos
pontos-de-venda, visando decifrar o fenômeno do consumo e suas diferentes
variáveis. Eye-Tracking Para decifrar esse comportamento, a Integer desenvolveu uma
ferramenta chamada Eye-Tracking, tecnologia agora também disponível para a
Ponto.Integer. A ferramenta monitora consumidores no momento da compra,
decifrando as tendências e localizando semelhanças e diferenças entre os variados
públicos. Dessa forma, as pesquisas de shopper marketing buscam, por
exemplo, entender diferenças no comportamento entre homens e mulheres, as
funções das cores, onde inserir a informação em uma embalagem, o melhor
posicionamento na gôndola conforme cada tipo de público, fluxo das pessoas
dentro das lojas, entre outras variáveis. Características distintas no ato de compra de homens e
mulheres, por exemplo, estão no escopo dessa ciência. Com uma visão mais
periférica, a mulher dentro da loja enxerga o produto que está tanto à direita
quanto aquele que está à esquerda. No deslocamento de um corredor ao outro, ela
faz uma curva de uma circunferência aberta, enquanto o homem tangencia a coluna
da gôndola e entra de forma diagonal. "Em termos de comunicação, no que isso influencia? O
primeiro produto que o homem vê está na diagonal. Logo, para atingir este
target esta é a área mais importante a ser explorada. O homem foca, não olha
nas laterais. A mulher, não. Se você for aplicar uma comunicação em sentido
paralelo à gôndola, por exemplo, de forma horizontal à gôndola, é mais fácil de
atingir a mulher do que o homem. Já quando você coloca o material na gôndola em
formato vertical, você interrompe a visão do homem e chama a atenção dele”,
explica o CEO da Ponto de Criação. Segundo o executivo, estas variáveis não
podem ser aferidas pelas pesquisas qualitativas e quantitativas tradicionais,
mas somente por métodos vivenciais e empíricos, pelo processo de observação. Universidade Integer Entre os benefícios da nova aliança, o CEO da Ponto de
Criação destaca a oportunidade de levar os colaboradores da agência para
treinamentos na Universidade Integer, em Denver, nos EUA. "É uma universidade
da Integer onde todos os seus profissionais espalhados pelo mundo se
especializam na área. Isso mostra como o shopper marketing tem se tornado uma
categoria de negócios especial, dentro da comunicação, ao ponto da empresa
decidir investir no desenvolvimento de seus profissionais e até mesmo de alguns
clientes - algo inédito no mundo”, diz Marcelo Heidrich Neto. Para o executivo, a importância do investimento nesse
aperfeiçoamento dos profissionais se justifica pela relevância que o tema vem
adquirindo no mundo. "Essa nova cultura representa uma questão de
sobrevivência, pelo nível em que as coisas estão e para onde vão. Ninguém
começa a entender isso da noite pro dia”, avalia o CEO da Ponto de Criação. Fonte Ketchum | |
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