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06/05/10, 17:49 | |
O varejo já vive sua revolução Resultados Inspiração 2010 As recentes crises econômicas mundiais impactaram o mercado do varejo em termos mundiais o que levou à necessidade de buscar a inovação de forma mais intensa seja para manter ou para reconquistar os clientes. O jeito de fazer isto e de compor teorias comprovadas de sucesso pós crise foi o principal assunto das experiências abordadas por especialistas nacionais e internacionais do setor. Manoel Alves Lima, Presidente da FAL, Vice-Presidente da ABIESV e VP do Retail Design Institute – Brazil e um dos idealizadores do evento ressaltou a enorme mudança de comportamento que está começando a tomar a forma de uma onda. "A ansiedade pelo status cresce cada vez mais e já há pessoas notando que isto não traz felicidade. Estamos dando uma guinada em direção à busca de valorizar nossas convicções, nossos valores, como pessoas e como consumidores e vendedores. Há uma tendência forte do consumidor querer ser o dono de sua própria história, ser o líder e não mais o seguidor”, comentou Manoel. Convidado especial do evento, o Diretor Global senior para
Philips Design e Inovação, UI e design de produtos da Philips, Oscar Peña,
falou sobre como a iluminação atual passará por uma verdadeira revolução em um
futuro muito próximo. De acordo com ele em menos de dez anos as lâmpadas serão
coisa do passado. Peña ressaltou a tendência do foco nas reais necessidades
humanas que deverá deve ser o norte de todo processo de criação e
desenvolvimento de produtos da Philips: sense and simplicity. Lincoln Seragini, presidente da SFG (Seragini, Farné, Guardado) falou sobre o Segredo das Marcas Visionárias frisando que para uma marca ter sucesso precisa se transformar em algo que gere apelo emocional. "Sem emoção nada vale à pena, comentou ele. A evolução de uma marca passa pelo racional, sensorial, emocional e por fim o espiritual. "Você deve tocar a alma das pessoas, ser lembrado por elas. De outra forma, a marca inexiste”. ”Uma marca deve ter identidade, personalidade para conquistar sua liderança. E isso vem da manutenção da coerência, custe o que custar "comentou o ultimo palestrante do evento, o vice-presidente da Giorgio Armani, Phillip Rosenzweig, que baseado na sua experiência demonstrou que, apesar de seguir regras muito bem determinadas, para se destacar e manter a liderança no segmento as marcas precisam trilhar um caminho único e identificável. Também destacou a dificuldade em conciliar a necessária coerência e consistência no processo de projeção dos valores da marca com um processo cada vez mais acelerado de evolução do comportamento do público e introdução de novas mídias e tecnologias.
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