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27/11/10, 12:08 | |
Chegamos ao quarto ano do Pense Moda e para a surpresa do pensamento de moda desde o início do evento, chegou o Grand momento aonde o Luxo chegou ao tema da discussão. Mais o que é Luxo, para que serve, onde está o Brasil nesse momento nesse mercado ainda incógnito? A verdade é que o Luxo vai muito além da palavra a qual condiz iluminar, desejar, ser único. A moda que envolve o mercado do Luxo ocupa apenas 2% do mercado brasileiro grande comparado a tempos de 5 anos atrás e muito pequeno comparado ao outras nações. Um volume que ainda é muito pouco diante do boom na China, que a cada ano, mais Maisons abrem e conquistam consumidores famintos por esse desejo e produto. Mas a China não é a que mais copia? Foi evidente esse susto. Mas em reportagens especiais, mostram que os chineses não consomem as cópias e sim o Ocidente virou o mercado precioso para o Luxo Fake. O que foi traduzido no Pense Moda, o que está acontecendo no Brasil nesse momento, é uma coisa que poucos param para pensar ou jamais questionam: a burocracia sob os produtos de luxo e por outro lado a facilidade de o mercado brasileiro ter o precioso cartão de crédito o qual faz com que compras sejam mais facilitadas. A Maison Dior foi a pioneira a entrar em terra Brazilis, numa época da década de 50, onde éramos vistos como um país a ser explorado e enigmático. O comércio virtual também foi uma das pautas, mas a que menos foi discutida, pois para o verdadeiro consumidor classe AAA, ainda manifesta e quer o consumo autoral, real, ter todo o conforto do atendimento e toda a conquista tanto dos vendedores até o produto adquirido. Para a Associação Brasileira Têxtil – ABIT : representada pelo Fernando Pimentel "O mercado do Luxo só vem a acrescentar o desempenho e melhorias do mercado nacional, o perigo ainda é o domínio da China como um todo, desequilibrando todo o ritmo da moda em sua cadeia de mercado brasileiro. A verdade é como diz Carlos Ferreirinha, muito admirado e quisto pelo Angel News. "O Brasil ainda é um aprendiz, não temos marcas de Luxo, temos apenas marcas que traduzem o desejo dele.” O momento triunfal do dia foram todos os olhares, inquietações e surpresas e todos méritos da presença da Lady Dior no Brasil Rosângela Lyra. Que soube fazer com que o Luxo não fosse tratado apenas como palavra e status e sim como essência. Mas será que todos entenderam? Pelos olhares e questões depois feitas, a resposta é não! By Angel News
Fernando Pimentel, Rosângela Lyra, Natalie Klein, Alexandre Birman, Giuliana Cury e Richard Barczinski formaram a mesa de debate. | |
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